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sábado, 7 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA ROTINA ESCOLAR


A escola tem por finalidade ensinar os conteúdos solicitados no currículo escolar, mas também deve ter a preocupação de realizar um trabalho voltado para a construção da moralidade a partir da discussão das atitudes das crianças, preparando-as para lidar com diversas situações em seu cotidiano.
Acredita-se que, em especial na Educação Infantil, as histórias devem fazer parte da rotina do planejamento do educador, pois é recurso pedagógico fundamental que trabalhado de forma adequada, ajuda as crianças a resolverem as situações encontradas. A partir disso, pensou-se em discutir sobre o uso do gênero Contos de Fadas para o desenvolvimento dos valores morais das crianças pequenas. Oliveira (1994; p.46) defende que os contos facilitam a compreensão das características humanas e a convivência social.

A literatura infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide as (os) personagens em boas (bons) e (ou) más, belas (belos) ou feias (feios), poderosas (poderosos) ou fracas (fracos), etc., facilita a compreensão da criança acerca de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social.

Os contos de fadas ainda influenciam no processo do desenvolvimento das crianças, favorecendo o resgate de valores como, por exemplo, o respeito ao ser humano. Entretanto, é preciso que as crianças se envolvam na história, permitindo o resgate de verdadeiros significados, podendo se identificar com os personagens, a fim de compreenderem que nem sempre as pessoas e/ou situações são agradáveis.  Para isso, é fundamental que o educador selecione temas que oportunizem uma discussão moral na sala de aula, além de usar a criatividade e o interesse para realizar essa atividade
Bettelheim (2000) assinala que as crianças, através da utilização dos contos de fadas, aprendem sobre problemas particulares dos seres humanos e sobre suas soluções. É também através deles que a herança cultural é comunicada às crianças, contribuindo para a sua educação moral.
É essencial que a escola explore todos os valores morais que os contos de fadas oferecem e assim possa desenvolver um trabalho produtivo e, sobretudo, ético. Para isso, o educador deve utilizar esse gênero de modo consciente, facilitando e mediando o desenvolvimento de suas crianças.
Uma atribuição importante do educador é verificar a motivação das crianças para as histórias nos diferentes períodos de seu desenvolvimento, a fim de conseguir uma maior participação dos alunos na atividade e, deste modo, ter mais chances de atingir seus objetivos.
Pesquisas como de Dias (2005) enfatizam que o trabalho com as histórias infantis destacam vários benefícios para o desenvolvimento das crianças pequenas. Como exemplos, podem ser citados: a elaboração de conceitos, a resolução de conflitos, o desenvolvimento da imaginação e criatividade, entre outros.
Martins (2009) destaca quatro abordagens pedagógicas, sendo que o julgamento de valores apresenta grande relevância para o presente estudo. Essa abordagem propõe que o professor centralize a educação moral na discussão de dilemas morais e nas atividades de expressão oral e escrita.
Puig (1998, p.53) define os dilemas morais da seguinte maneira:

São breves narrações que apresentam um conflito de valores. São histórias curtas que se referem a fatos problemáticos, ou seja, a situações que apresentam uma disjunção de valor que não tem fácil reparação, porque é necessário optar entre valores de alguma forma desejáveis. Portanto, trata-se de situações que não oferecem uma solução única nem uma solução totalmente clara, o que obriga os alunos a refletirem, argumentarem e justificarem racionalmente a alternativa que lhes parece mais justa.

É importante que o professor considere e valorize todas as opiniões e ideias de seus alunos, buscando sempre estimular o raciocínio dos mesmos, tendo em mente que não há respostas certas ou erradas quando se trata de um dilema moral.

Um comentário:

  1. parabéns livia,seu trabolho é 10 e atravez dele irei dar mais consistencia ao meu.

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