Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2012

ANÁLISE DOS CONTOS E OS VALORES MORAIS


Os contos de fadas de “Pinóquio” e “A Bela e a Fera” apresentam as histórias mais populares que o mundo já conheceu.  A versão mais famosa e a de maior acesso pelo público é a adaptação que Walt Disney fez, gerando mais animação e encanto aos personagens, a fim de agradar ainda mais ao público infantil, além de apresentar uma lição moral que favorece a resolução de questões universais, de conflitos e a formação de valores morais.
É importante frisar que essas histórias também falam de virtude como parte central da natureza humana, não como algo para se ter, mas para ser. Dessa maneira, compreende-se que esse conhecimento adquirido é de fazer o bem para o próximo.
Os valores de amizade e honestidade que serão analisados refletem traços de personalidade fundamentais na vida das crianças e fazem parte do cotidiano na escola e permitem uma discussão moral dentro de sala, favorecendo a aprendizagem das mesmas e o caminho do desenvolvimento moral. A partir disso, serão discutidas algumas passagens importantes trazidas pelos contos e que podem ser trabalhadas a fim de fortalecer os valores morais dos pequenos.
As histórias que transmitem um valor moral de amizade exigem que se adote a perspectiva de um amigo, da solidariedade com o outro. De acordo com Bennett (1995, p. 181), “A amizade é mais que afinidade e envolve mais que afeição... a amizade é algo profundo. De fato, é uma forma de amor”.
Ainda de acordo com o autor, a amizade é demonstrada para o outro em horas de infortúnio. É a vontade de estar ao lado do amigo, trazendo consolo e apoio na tristeza e na aflição.
Já o valor moral honestidade é tratado como algo relevante no relacionamento entre as pessoas, mas de fato ele é essencial para a própria ação do indivíduo. Compreende-se que a honestidade visa que, quando omitimos algum fato da nossa realidade, cria-se uma contradição entre aquilo que somos ou fazemos de verdade.
Para garantir ainda mais a satisfação de trabalhar com os contos de fadas e os respectivos valores, é fundamental que o educador mostre-os com sabedoria e com o intuito de ajudar as crianças a aprender a lidar com esses valores o quanto antes. Pode-se criar um momento de reflexão com as crianças, favorecendo a percepção da importância da amizade e da honestidade em suas relações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário